top of page

O mundo está envelhecendo, e as suas ideias também?

"...A idade mediana é um indicador que divide uma população entre os 50% mais jovens e os 50% mais velhos. No Brasil, de 2010 para 2022, a idade mediana subiu de 29 anos para 35 anos, evidenciando o envelhecimento da população...

Conforme o Censo: o número de idosos no Brasil cresceu 57,4% em 12 anos" Matéria Publicada em 27/10/2023 Sec.de Comunicação Social Gov. A população mundial está envelhecendo mais rápido, na América Latina essa transição está ocorrendo de forma ainda mais acelerada. Mais de 8% da população tinha 65 anos ou mais em 2020 e estima-se que esse percentual dobre até 2050 e exceda 30% até o final do século.


Posso reunir mais um tanto de informações que já foram divulgados sobre estudos e pesquisas constatando - o Mundo está ficando mais velho.

E, pensando sobre isso e tantas outras notícias que se repetem encontrei algo que não me pareceu coincidência.

O aumento do número da população mais velhas, coincide com o crescimento dos conflitos pelo mundo, que coincide com o número de pessoas que desacreditam na ciência, na cultura, educação, que coincide também com o aumento de conservadores, de pessoas que acreditam realmente que a evolução é uma ameaça. Será?


Será que as ideias estão envelhecendo com a população?


Estava elucubrando sobre isso. Nossas "cabeças" andam tão barulhentas nesses últimos tempos, penso que qualquer tempo para refletir sobre alguma coisa única, mas ampla, já é um momento para permitir-se uma ordem interna.

Voltando as "elucubrações" sobre envelhecer do corpo e o envelhecer das nossas ideias...

Seria uma coincidência afinal?

Dou aula para uma senhora de 88 anos, e uma de 70, conversando perguntei a opinião delas sobre o assunto e claro sobre minhas ideias, seria esse o problema do mundo hoje? Muitos "velhos" a frente de demandas atuais, pensando de forma "velha" e resolvendo de forma "velha" os novos conflitos? Resolvendo de forma "velha" as demandas dos tempos atuais?


Estaríamos nós apegados as memórias passadas tentando impedir que o novo aconteça? Ou estaríamos tão pré-ocupados que não conseguimos enxergar o que muda?

São muitas as perguntas que me surgiram.

E, tudo começou quando uma delas comentou da vontade de voltar a ter o mesmo corpo que tinha antes de ter seu filho mais novo, hoje com 52 anos. :)


*São apenas ideias, sei que não é esse o problema de fato, são muitas as consequências do mundo estar como está, mas uma pausa para refletir, é sempre um momento de deixar o pensamento fluir.

Até a próxima



 
 
 

Comments


© os textos e fotos usadas nesse site são de nossa criação ou arquivo, algumas fotos tem direito livre de uso.

Nosso contato - (41) 99214 5050

bottom of page